Seguradoras
As Sociedades Seguradoras são sociedades empresariais supervisionadas e fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), bem como autorizadas a operar no mercado de seguros, cuja principal atividade é a oferta de coberturas para diversos tipos de riscos.
As sociedades seguradoras têm a função de agrupar segurados e diluir os riscos individuais, utilizando técnicas de cálculo atuarial e gestão financeira para garantir que possam honrar suas obrigações futuras.
No Brasil, as sociedades seguradoras são classificadas em diferentes segmentos (1, 2, 3 e 4). Essa segmentação visa ajustar as exigências regulatórias, como requisitos de capital e governança, de maneira proporcional as atividades e riscos das empresas.
O capital mínimo requerido da sociedade seguradora varia de acordo com a segmentação e com as regiões de atuação, podendo o capital base variar de R$1.224.000,00 a R$3.960.000,00 para uma sociedade seguradora do segmento 4 (S4), sendo necessário, para tanto, um Estudo de Viabilidade Financeira específico para a apuração desse capital.
Além disso, a Due Diligence Societária e Regulatória se faz necessária para a compreensão da comprovação da capacidade econômica e técnica dos acionistas e diretores, respectivamente, além da reputação ilibada para ambos.
Veja os serviços que são abarcados a Sociedades Seguradoras: